-
Gola reversível em tricot
Minhas amigas Uma gola muito rápida, para usar caída ou enroladinha no pescoço conforme o frio. Um modelo muito interessante, dinâmico e prático. …sendo… 1 – modelo masculino 2 – modelo feminino 3 – tricot circular 4 – sem costura 5 – sem avesso, reversível 6 – tricotada sempre pelo direito do trabalho Para ficar bem soltinha, usar agulha 1 a 2 números acima do indicado na etiqueta do fio Número de pontos múltiplo de 20 e alternar 20 pontos em meia com 20 pontos em liga. Após a altura que gostar (ou conforme a espessura do seu fio), alternar e onde fez liga…
-
Túnica em crochet com flores para menina
Minhas amigas Túnica em crochet para cerca de 3/4 anos. O projecto inicial era para ser um poncho, como está no início até às mangas, mas resolvi mudar de planos e fazer um modelo diferente. O trabalho é começado de cima para baixo (óbvio para quem sabe crochet, no entanto tenho em conta quem está a iniciar e ainda tem alguma dúvida). Para a cava fiz como nos casaquinhos de bebé, saltei da frente para as costas ligando-os com um cordão de crochet. Continuei fazendo 1 ponto alto em casa ponto do cordão de ligação. A medida deste cordão depende do contorno do peito da menina, por isso cada caso…
-
Passo a passo para o início das colchas e naperons coloridos
Minhas amigas Sempre que mostro estes modelos coloridos, recebo pedidos para indicar como faço o começo. Embora não tenha dificuldade, há várias maneiras de os fazer. Baseada em motivos antigos da minha mãe, fui acertando pontos para fazer os meus e, como tem acertado faço sempre assim. Modelos já publicados, tanto para naperons, …colchas… …forras para sofás… …túnica para menina…utilizando fios de propósito para o trabalho ou simplesmente as “milhares” de sobras que vão sempre “nascendo” como cogumelos… nas gavetas… Para quem gosta de tricotar sabe como aparecem 🙂 Montar uma cadeia com os pontos necessários e na 7ª a partir da agulha fazer um ponto alto (pa) Fazer…
-
Vestido em tricot – Ursinho Puff
Minhas amigas Como todas as crianças, a minha netinha Matilde tem uma adoração pelo simpático Ursinho Puff. Chegou o dia do pedido: – avó, podes fazer-me uma blusa com o ursinho Puff? “Vavó” deitou mãos à obra mas, como nem tudo corre conforme imaginado….a blusa começada foi dando prioridade a outros trabalhos. O tempo correu….Matilde cresceu….e de blusa já era…O que fazer? E, como ela costuma dizer: – em casa d’ávó não há problema, voltei a blusa ao contrário, desfiz o cós inicial, enfiei agulhas circulares e continuando a tricotar sempre pelo direito em voltas circulares em meia…. passou a vestido. Aqui fica uma ideia para transformar uma blusa que…