-
Richelieu – uma janelinha à moda antiga
Fazendo uma pausa no crochet para mostrar um pouco do bordado do tempo da avozinha. Mais um richelieu que anda por casa. O bordado é muito antigo e tem a particularidade de ser em rosa. Os motivos de flores e laços dão um certo encanto a esta janela viada para um pequeno jardim florido. São os recantos e encantos da casa onde nascemos. Tenho recebidos muitos pedidos de informação sobre richelieu, mas não faço o bordado. Acho-os lindíssimos mas deixo esta arte para quem a faz e muito bem. Navego mais nas águas do crochet e do tricot. Mais um pouco da Maia – as rochas a escorregarem pelo mar…
-
Toalha em crochet – 2 modelos de hexágonos
A toalha de crochet que aparece hoje já tem a sua idade. É uma jovem para além dos 30 anos… Quem já fazia crochet nessa altura decerto vai reconhecer o modelo, muito em voga na época. Quando a fiz nunca imaginei que um dia viria passear por esse mundo fora. Como esquema não havia as “amostras” iam passando de mão em mão. A toalha, em forma de hexágono é composta por 2 motivos diferentes. Já vi estes mesmos motivos dispostos de outra maneira, assim como também já vi uma toalha apenas com o motivo mais trabalhado e gostei de todos. Os hexágonos são unidos no fim com a agulha. Usei…
-
Flores e mais flores…tudo em crochet
Cá em casa há sempre muitas flores, quer seja verão ou inverno, graças ao crochet. Vou sempre fazendo e depois dando as mais variadas aplicações. Muitas aprendi com a minha mãe, outras na internet e ainda outras juntando várias ideias. Mais um ponto aqui, menos outro ali, quem as faz sabe que a possibilidade de variar é infinita e cada qual as vai ajeitando ao seu gosto. Em linha, lã ou qualquer que seja o fio, uma flor fica sempre bem. Já as tenho visto muito bonitas e elaboradas mas, de momento, as minhas ficam na versão mais simples. Com os fios matizados ou lisos há sempre a flor certa…
-
Boleros em crochet – o mesmo modelo em 3 fios diferentes
A minha filha mais velha, a Tânia Marisa, é também uma grande fã do crochet. Embora tenha passado pela música (piano) como os irmãos, no entanto a sua vida seguiu outro rumo e dedicou-se à engenharia civil. Hoje veio mostrar-me os seus novos trabalhos e, como mãe orgulhosa da filha, não resisti e fui logo fotografar os modelos para vos mostrar. Não estão lindos? Os 3 boleros foram feitos seguindo o mesmo modelo. O branco é no fio Carícia da R4, todo em ponto alto (paus). Começado pelas costas, na altura das cavas aumenta para cada lado os pontos necessários para as mangas e continua a trabalhar sobre todos os…
-
Hyperbolic crochet
Como já tinha visto pela net o Hyperbolic crochet o post da nossa amiga Fri despertou-me a curiosidade. Como tem o tutorial com o modo de fazer este tipo de crochet, fui experimentar e acreditem que me diverti um bocado ao ver como ia ficando. É só escolher a cor, e a agulha de crochet adequada ao fio. Começar em redondo em ponto baixo (comecei com 8 pontos baixos) e em todas as voltas fazer 1 ponto baixo, no próximo 2 pontos baixos no mesmo, no próximo 1 ponto baixo. Repetir até fechar a volta com ponto baixíssimo. Fazer 1 ponto para subir e continuar sempre na mesma sequência. Para…
-
Casaco branco em chochet para senhora
Casaco branco em crochet para senhora feito num fio diferente – 100% fibra de milho (como diz na etiqueta) Utilizei o Pop Corn da R4. Conheci-o há pouco tempo e embora não seja de “render” muito é macio e sedoso. O que me levou a fazer um casaco com ele foi por ter um branco bem branco, conforme me tinha sido pedido O ponto é muito acessível: 5 pontods altos com um ponto no ar de intervalo. Os pontos altos são tirados passando a agulha por baixo do ponto no ar da volta anterior. A manga é 3/4 e ao redor fiz um picô às ondinhas. Como habitual fiz um…
-
Casaco em crochet para menina, lilás com flores em rosa
Casaco em dois tons de lilás e flores em rosa. Já estava terminado há dias, mas só agora chegou a vez de desfilar na net… O modelo é conhecido e tem o pap feito com muito carinho, no blog da nossa amiga Lindinha. Já fiz vários mas sempre no tamanho mais pequeno , para bébé até 3 ou 4 meses. Como este foi para uma bébé maior fiz umas pequenas alterações. Começando pelo decote como no pap, umas das alterações foi não fazer aumentos na orla da frente dos motivos, junto à tira dos botões. Fiz mais uma volta nos motivos até ficar com 11 pontos altos, repeti esta volta…