-
Mala em crochet preta com flores coloridas
Uma das minhas filha pediu-me para lhe fazer uma mala onde pudesse levar as partituras e cadernos de música.Deu a ideia do modelo e aqui está o resultado final: tamanho suficiente, bolsa exterior para levar lápis, telemóvel e mini carteirinha para os trocos.A bolsa exterior fecha com fita velcro e o interior da mala é forrado com tecido duplo para ficar mais resistente.Utilizei o fio “Trapilho” da Rosários 4 e agulha de crochet nº 41/2.O mais prático é que as flores não precisam de ser regadas…podem crer!. A mala já tem 2 anos e elas continuam viçosas…
-
Colcha de crochet – quadrados de uma só cor
Continuamos com o Inverno. A chuva e o frio vieram passar cá uns dias, para darem um ar da sua graça… Voltei às colchinhas de lã, e, como sempre bem coloridas! Os quadrados tem cor única e vão do amarelo claro ao vermelho escuro, mas todos contornados a preto e depois unidos com agulha de coser sem ponta. Fica uma sugestão para se aquecer ao serão enquanto faz crochet. Abraço Nélia
-
Mala em crochet bege e castanha, mais cachecol
Aparece hoje, por aqui. uma das minhas malas de crochet. Feita o ano passado, só agora conseguiu um companheiro de viagem…o cachecol! A mala com 2 fios “Petra” nº5, da DMC e agulha 31/2. Para o cachecol utilizei o fio “Fun Fur” da Lion Brand e tricotei com agulhas nº8. Estou por aqui para mais alguma informação. Bons trabalhos!
-
Cestinhas de crochet com flores – miniaturas
Voltando ao crochet, apresento 2 cestinhas em linha fina, ambas feitas pela avòzinha M.C. A mais pequenina, em linha nº80, guardo-a com muito carinho pois foi, por ela feita, nos seus tempos de juventude. A irmã, maior, em linha nº 20, já dos anos 90 não lhe fica atrás!(Nota: a avòzinha referida aqui , e em outros trabalhos, é a minha mãe, mas como são vários netos a chamar avó, ficou de” avó” para filhos, genro e nora…).
-
Casaco de crochet, rosa/azul/amarelo – como fazer
Minhas amigas Este modelo de casaquinho, publicado há semanas e seguindo um modelo antigo, está sempre actual. Como recebi inúmeros pedidos com o modo de o fazer, aqui vai uma explicação pau = ponto alto ponto no ar = correntinha Material – fio de lã fino (ou algodão), agulha de crochet nº 3. (no fim de cada volta voltar sempre com 3 pontos no ar) 1. Começar na orla superior. Fazer um cordão com 82 pontos no ar.(correntinhas) 2. Voltar e fazer 1 pau em cada ponto da montagem – 80 paus 3. Voltar, e fazer o início do motivo – 1 pau-3paus no seguinte-1pau, 1 ponto no ar, salta…
-
Quadro em meio ponto com paisagem campestre
Os trabalhos em meio ponto sempre me cativaram. Fiz vários quadros e, ainda tenho muitos outros em espera. Esta paisagem campestre está terminada já há algum tempo. Como o fio é mais grosso, o bordado cresce a olhas vistos. Geralmente utilizo esquemas encomendados à revista “Mani di Fata”. Já trazem o motivo estampado e é só preencher. Para trabalhar com pontos contados, prefiro o ponto de cruz.
-
Casaco de crochet rosa/amarelo/laranja
Aqui está o mesmo modelo (já pronto) do casaquinho. Feito aos quadradinhos de crochet e agulha nº3. Para o fecho apenas crochetei 3 cordões, em, amarelo, laranja e rosa. Não tem costuras laterais, pois os quadrados são unidos à medida que se vão fazendo com a agulha de crochet. Pela foto é fácil tirar o modelo. O único senão são as dezenas de pontas para rematar. Por isso aconselho: quadrado pronto, quadrado rematado! Abraço Nélia
-
Casaco de crochet aos quadrados em tons azul
Um dos trabalhos que já anda entre mãos há algum tempo, desde o verão passado, é este casaquinho. Ainda lhe faltam as mangas!Como já viu que o seu irmão, em tons de rosa/amarelo/laranja, já anda por aí, fui encontrá-lo no fundo do saco muito “tristinho”.Foi ao fotógrafo , escondeu as pontas por rematar….e lá vai ele “por essa internete fora” , enquanto espera pela sua vez.
-
Pintura em conchas –
Ao iniciar uma nova semana, muitos dos trabalhos entre mãos, ainda não estão prontos para mostrar. Por isso… ...deixo aqui uma arte, um pouco diferente do crochet –pintura em conchas -feita pela minha tia M.L. São trabalhos minuciosos, realizados por mão firme e sábia, como só ela os sabe fazer. Apreciem e façam os seus comentários.
-
Tricot de 5 agulhas – toalhinhas
A nossa amiga Gurisa despertou-nos a curiosidade pelo tricot de 5 agulhas. A Zarita, muito aplicada, já fez a sua toalhinha. Eu, tendo já passado a fase de tentar segurar as agulhas , vou começar o trabalho em breve. Fui encontrar, bem no fundo do baú, em casa da minha mãe estes 3 modelos, em linha muito fina, nº 80! Saltaram do baú, pestanejaram, (há muito que não viam a luz do dia!), espreguiçaram-se e aqui estão eles todos janotas a passear pela net. Espero que a Gurisa e a Zarita tirem rápido o modelo e nos mostrem por aqui Um beijinho à minha mãe por ter cedido as toalhinhas!